.

.

26.1.17

Reflexões

A propósito do post anterior fiquei a pensar se o que me salva na cultura é a arte e qual a diferença destes dois conceitos. A arte faz parte da cultura ou a cultura faz parte da arte? Quando apreciamos arte ficamos mais cultos ou a cultura é um acumular de conhecimentos que não dependem das emoções ou sentimentos?

A determinada altura do programa Pedro Mexia refere que "salvação" é um conceito muito forte, associado muitas vezes à religião e que não se revê, exactamente, nesta relação de salvação com/pela cultura. Quando digo que sou salva muitas vezes pela cultura é no sentido de que me ajuda a manter o sonho, a ambição de ser melhor, de progredir, de não me deixar abater. E esse "trabalho" de me manter eu, com vontade de ir em frente no melhor caminho que posso e consigo, é diário e várias vezes ao dia, com coisas e acontecimentos diversos mas onde a cultura tem, seguramente, um papel muito importante. Sou salva de uma certa atracção pelo abismo que é, nos tempos que correm, muito alimentada pelas misérias dos tempos actuais.
E concordo. Uma pessoa culta não é necessariamente uma pessoa eticamente melhor!