.

.

9.9.16

Mais um vez o "cavalheirismo"

Entrei na casinha que conhecia ser onde se faziam as inscrições. Alguma coisa estava mudada e espreitei por trás de uma espécie de estante:
- Boa tarde, desculpe, eu queria inscrever-me..., ainda é aqui?
- Boa tarde. (Disse um dos homens que conversava lá dentro). Não, desde há algum tempo que não é.
- Então...
- Deixe-me mostrar-lhe onde é. Acompanhe-me por favor.
Sabendo que não era ali percebi que só podia ser numa nova loja com acesso directo a partir do exterior. Não precisava que mo mostrasse. Mas quando ia expressá-lo já o homem todo pimpão quase me fazia uma vénia mostrando-me a porta para o acompanhar. Ok vamos lá então!...(Pensei eu). Nos vinte metros que se seguiram eu ia um pouco perplexa sem saber o que aquela figura era e se eu não estaria a desvalorizar prematuramente o seu esforço. Conduziu-me exactamente onde eu achava que podia ser, cheio de "permita-me" faça favor" "desculpe estar a passar por trás" e sei lá mais o quê, ora passando pela direita, ora pela esquerda. Deve ter ficado triste de eu não responder a estas grandes expressões de cavalheirismo nem sequer com um sorriso ou um olhar. Pois é não sou fã. Desconfio destes comportamentos. Só quero que sejam educados e correctos comigo. Nada mais. A partir daí o que me pode impressionar até são mais os silêncios. E as atitudes coerentes.