.

.

27.12.12

Das conversas...

- És uma priveligiada. Tens muita coisa que muita gente não tem. E não me estou a referir só a coisas materiais.
- Mas ser priveligiada é não merecer as coisas? Ou devo sentir-me especial  por isso?
- Não. Cada um tem o que merece!

Cada um tem o que merece...frase que me persegue desde que cheguei a Lisboa, que ouvi com ouvidos de ouvir pela primeira vez aqui, e com a qual tenho muita dificuldade em concordar ou achar algum sentido. Talvez concorde mais com o provérbio Cada um se deita na cama que faz. Parece-me muito diferente.

Já agora o que é um privilégio?

1. Direito ou vantagem concedido a alguém, com exclusão de outros.
2. Título ou diploma com que se consegue essa vantagem.
3. Bem ou coisa a que poucos têm acesso.
4. Permissão especial.
5. Imunidade, prerrogativa.
6. Qualidade ou característica especial, geralmente positiva. = DOM

Do dicionário online Priberam.

Hoje em dia privilégios não são direitos ou vantagens concedidos a alguém, são direitos ou vantagens que ainda não lhe foram tirados.