.

.

2.8.09

Olhar sempre para o futuro, olhar sempre em frente

Há algum tempo atrás ouvi uma entrevista na rádio com Martha De La Cal correspondente da Time em Portugal. É uma Senhora com 80 anos e fiquei fascinada com a história de vida dela. Cativou-me primeiramente pela doçura da sua voz e pela sua clareza de espirito. Não que eu ache que aos 80 anos não se tenha clareza de espirito mas porque é uma qualidade rara hoje em dia em qualquer idade.
Nascida nos EUA numa familia abastada, foi uma das primeiras mulheres a frequentar a universidade. Casou com 19 anos e foi viver para Cuba com o marido. Fundaram então uma escola para os filhos dos americanos que viviam em território cubano. Quando Fidel Castro subiu ao poder vieram para a Europa (mais propriamente para Espanha) com três filhos e começaram por viver com muitas dificuldades.
Entretanto veio para Portugal onde já está há mais de 40 anos.
Quando lhe perguntaram qual é o seu segredo para, numa vida tão preenchida e longa, ultrapassar as dificuldades e manter-se jovem, ela respondeu que olha sempre para o futuro, olha sempre em frente.
Lembro-me que tinha uma data de projectos em carteira (se não estou em erro escrever um livro era um deles).