.

.

7.8.09

"No teu deserto"

Acabei de ler o livro de Miguel Sousa Tavares "No teu deserto".
Eu não sou entendida para falar na qualidade do livro ou da escrita. Mas sei que fiquei um pouco desiludida. Achei no entanto interessante que esta história, verídica, fosse uma outra dimensão da viagem que eu já conhecia do livro "Sul" do mesmo autor (mais propriamente a última viagem que ele descreve nesse livro e também a que me fascinou mais). Esse sim um livro fascinante e apaixonante. Voltei a rever as fotografias que o ilustram e todas as peças se encaixaram. Na verdade quando li o "Sul" há já alguns anos fiquei intrigada com duas coisas nessa mesma última história. Primeiro quem seria a companhia de viagem do autor. Ao longo da história o "nós" é constante. Segundo quem era a rapariga loira que estava numa das fotografias sentada em cima do jeep numa fotografia de grupo.
É que eu (ao contrário do Miguel Sousa Tavares) acredito que as fotografias não mentem e apesar de distanciados na fotografia há uma ligação entre as duas pessoas que se revela naquela fotografia. Parece-me que ela é a Cláudia revelada agora neste livro "No teu deserto".