.

.

23.6.09

Lideres

Será verdade que temos poucos bons lideres no nosso país?
Será que desses poucos, ainda menos se dedicam à politica, justificando-se assim a fraca conta que a politica tem entre nós?
E quais são as caracteristicas que um bom lider tem de ter?
São muitas perguntas eu sei.
A nossa educação, em geral, não educa para a liderança, mesmo, sabendo eu que isso não é para todos.
Eu, por exemplo, não sei dizer ao certo (mas vou-me dedicar a essa questão) quais são as caracteristicas que um lider deve ter. Mas sei reconhecer quando vejo um. Melhor quando sinto a presença de um uma vez que eles evidênciam-se mais pelo que fazem e pela forma como o fazem do que pela imagem que transmitem.
Penso no entanto que falta mais aos politicos portugueses do que falta de liderança. Falta espirito de missão, profundidade de conhecimentos em matérias importantes e visão global. Para além disso falta respeito por "obra já feita" e coragem para obra não feita e necessária (seja de betão, cultural, organizacional ou ecológica).
Não estou a pensar em ninguém em particular. Estou a pensar em todos estes anos que já passaram por mim e em que as (poucas) mudanças (na educação, no civismo, no respeito pela natureza, na saúde, na garantia de direitos básicos, etc. etc.) foram sempre tão lentas e difíceis de concretizar. E a culpa não está só em quem governa mas também em quem faz oposição.
Será que os bons lideres impõem um caminho?
Eu penso que não. Os bons lideres percebem qual é o melhor "trilho" para o percurso. Têm visão global de todos os "trilhos" e, mais importante, sabem onde é preciso chegar. Para além disso têm "capital mobilizador".